Tourist Trophy Isle of Man

24 agosto 2010



A TT (Tourist Trophy) da Ilha de Man ou Isle of Man TT, é uma corrida de motocicleta realizada anualmente nas ruas da pequena Ilha de Man, entre a Irlanda e Reino Unido.
Realizada desde 28 de maio de 1907, sendo chamada nessa época de Auto-Cycle Tourist Trophy. Foi por muitos anos a corrida de motocicletas mais prestigiosa e perigosa do mundo. Ela integrava o Campeonato Mundial de Motociclismo até 1976 mas os principais pilotos já a boicotavam antes disso por razões de segurança. Ainda hoje muitos pilotos evitam participar desta corrida devido aos perigos que ela oferece, mas também é o sonho de muitos pilotos.
A corrida tem o formato time-trial, onde logicamente vence aquele que fizer o melhor tempo. Esse formato de corrida é adotado para evitar ainda mais os perigos que viriam se fosse um corrida no formato padrão com todo mundo correndo junto, com certeza aí seria realmente um caos e um show de acidentes.
Disputada num circuito de 60km em rodovias sem limite de velocidade (um dos motivos por ser realizada neste local) cruzando montanhas e vilarejos. Sem áreas de escape, já vitimou mais de duzentos competidores ao longo de mais de 100 anos de tradição, interrompidas apenas pela Segunda Guerra Mundial e em 2001 pela epidemia de Febre aftosa.

Os maiores vencedores são: Joey Dunlop com 26 vitórias em 78 participações:Mike Hailwood com 14 vitórias em 34 partiçipações; Steve Hislop com 11 vitórias em 26 participações; Giacomo Agostini com 10 vitórias em 16 participações; Phill Read com 8 vitórias em 33 participações e jonh Surtess com 6 vitórias em 11 participações. Por marcas podemos citar: HONDA com 111 vitórias; YAMAHA com 105 vitórias; NORTON com 43 vitórias; MV AGUSTA com 34 vitórias; BMW com 30 vitórias e SUZUKI com 28 vitórias.

Maiores informações podem ser encontradas em http://en.wikipedia.org/wiki/Isle_of_Man_TT ou no site oficial da prova: http://www.iomtt.com/
Muitos textos sobre a prova, curiosidades e informações diversas podem ser encontrados pela net. Existem também bons videos  no youtube e outros sites, abaixo indico dois videos muito bons sobre a prova:

Isle of Man TT Promo

TT Isle Of Man - THE CRAZY RACING

0 comentários:

Postar um comentário